sábado, 3 de dezembro de 2011


Ditados Corporativos
Manda quem pode, vence quem tem disciplina

          Em 2002 dipus-me a servir a Pátria na 4º CIA de Polícia do Exército de Belo Horizonte. As lições ali aprendidas foram incontestáveis. Entre tantas, como, liderança, responsabilidade, companheirismo, patriotismo, hierarquia uma das mais importantes foi a disciplina. É impossível imaginar um exército indisciplinado. Aliás, a marca do militarismo é hierarquia e disciplina.
         Para mim disciplina significa: habilidade e o compromisso para cumprir metas por meio de sistemas. Porque cá entre nós, não dá para fazer somente aquilo que dá vontade. E muitas vezes temos que fazer algo que não queremos. Basta pensarmos numa manhã fria de segunda-feira em que nosso corpo pede para continuar dormindo, porém a mente, a razão nos diz que devemos levantar para trabalhar e cumprir nossos compromissos. Logo, quando vencemos nossa vontade carnal e preguiçosa por causa da nossa responsabilidade estamos exercitando a disciplina.
        Porém, quando estamos em um Exército, é comum que tenhamos disciplina, até porque sempre tem alguém dando-nos ordens. O difícil, e é o que proponho, é a autodisciplina que, traduzindo, é dar ordens para si mesmo e obedecê-las. As pessoas que estudam anos a fio para um concurso, por exemplo, sabem que a autodisciplina é requisito fundamental se quiserem ser aprovados.Uma frase de Aristóteles que ilustra com propriedade o tema é:
 “Somos resultado daquilo que fazemos repetidamente. Excelência então, não é um ato, mas um hábito”.
          Deixe-me explicar melhor. Todo empreendedor sabe que no início do negócio não dá para fazer retiradas, deve aguardar até que o negócio torne-se sólido. Até porque a maioria dos empresários lidam com o fator risco, e apenas a disciplina faz o risco transformar-se em dividendos.
          A autodisciplina é tão importante, que para Napolion Hill em sua Ciência do Sucesso esta matéria está nas primeiras lições. Ele diz que as pessoas criam seu próprio sucesso, aprendendo o que precisam aprender e depois praticam até que se tornem excelentes nisso. Até a bíblia sagrada trata a respeito quando diz em Provérbios 25:28 que: assim como uma cidade sem defesa e sem muros, é quem não consegue controlar a si próprio. Platão certa feita disse que vitória maior e mais importante é a conquista de si mesmo.
          No meu conceito sobre disciplina digo que é a habilidade e o compromisso para cumprir metas por meio de sistemas. O “por meio de sistemas” significa metodologia, ou seja, o nível de sistematização determina o sucesso de alguém. Quero dizer que devemos concatenar métodos sobrepostos e reiterados de sistemas para forçar a nossa disciplina com compromisso e dedicação. Meu aprendizado em disciplina foi tão eficaz que rendeu-me na Policia do Exercito, em 2002, um título de honra: o de militar mais disciplinado. Foi uma lição e tanto. A autodisciplina, desenvolvi bem depois em 2006.
Enfim, se você não for autodisciplinado será vencido por si mesmo. Ninguém pode garantir que alguém autodisciplinado seja bem sucedido, mas não há dúvidas que a chance de quem é aumenta sobremaneira.
Saúde e Sucesso!
Rodrigo Diogo